miércoles, 19 de enero de 2011

Tratamento cirúrgico de crianças com pneumonia necrosante

Tratamento cirúrgico de crianças com pneumonia necrosante
São Paulo, 17 de Janeiro de 2011
Objetivo: Descrever os resultados do tratamento cirúrgico de crianças com pneumonia necrosante.

Métodos: Análise retrospectiva dos prontuários de 20 crianças diagnosticadas com pneumonia necrosante e submetidas ao tratamento cirúrgico nos serviços de cirurgia torácica de dois hospitais na cidade de Manaus (AM) entre março de 1997 e setembro de 2008. Dados referentes a idade, sexo, agente etiológico, motivos da indicação cirúrgica, tipo de ressecção cirúrgica realizada e complicações pós-operatórias foram compilados.

Resultados: Dos 20 pacientes analisados, 12 (60%) eram do sexo feminino. A média de idade dos pacientes foi de 30 meses. Os agentes etiológicos mais encontrados foram Staphylococcus aureus, em 5 pacientes (25%), e Klebsiella sp., em 2 (10%). Os motivos de indicação cirúrgica foram sepse, em 16 pacientes (80%), e fístula broncopleural, em 4 (20%). Os tipos de procedimentos cirúrgicos realizados foram lobectomia, em 12 pacientes (60%), segmentectomia, em 7 (35%), e bilobectomia, em 1 (5%). Além desses procedimentos, 8 pacientes (40%) foram submetidos à descorticação pulmonar. As complicações pós-operatórias foram as seguintes: fístula broncopleural, em 4 pacientes (20%); empiema, em 1 (5%); pneumatocele, em 1 (5%); e flebite em membro superior esquerdo, em 1 (5%). Quatro pacientes (20%) morreram.

Conclusões: Pacientes com evidências de necrose pulmonar devem ser considerados para a ressecção cirúrgica, que está indicada em casos graves de sepse, fístula broncopleural de alto débito ou insuficiência respiratória aguda que não respondem ao tratamento clínico.
 
Keywords: Pneumonia; Necrose; Abscesso pulmonar; Empiema pleural.


Tratamento cirúrgico de crianças com pneumonia necrosante
 - Jornal Brasileiro de Pneumologia; [online]. 2010, vol.36, n.6, pp. 716-723

No hay comentarios: