jueves, 6 de febrero de 2014

VOCÊ SABE DORMIR?

05/02/2014 Leave a comment
Você acorda com dor nas costas ou na cervical? Já desperta cansada, ou sem energia para realizar suas atividades?
O problema pode ser a forma que você dorme.
O sono ainda não é totalmente explicado pela ciência, existem, teorias afirmando que ocorra para restaurar os processos químicos e físicos que acontecem durante a vigília, reforçam o sistema imunológico através da liberação de hormônios; tem o efeito de relaxamento muscular e poupa a energia do corpo.
Para facilitar um sono adequado é necessário estar em um local tranquilo, com baixa luminosidade, travesseiro e colchão adequado para cada tipo de pessoa. É importante também, durante as horas de sono manter-se o máximo de tempo possível em uma posição que tenha o menor gasto energético para o corpo e que não ocorram sobrecargas nas estruturas anatômicas.
A melhor posição para dormir é de lado porque a coluna vertebral fica alinhada e a respiração é facilitada, deve-se apenas ter cuidado com a altura do travesseiro para que mantenha a cervical horizontal paralela ao ombro e, de preferência, use um travesseiro entre os joelhos para garantir melhor conforto.
travesseiro
Se a sua opção é dormir de barriga para cima, preste atenção na altura do travesseiro para que a cabeça não fique inclinada e coloque um travesseiro embaixo dos joelhos para tirar a sobrecarga da região lombar.
Dormir de barriga para baixo é uma péssima escolha porque é necessário torcer a cervical para liberar as vias aéreas ocorrendo assim, uma sobrecarga de toda a região. Faça de tudo para evitar essa postura, mas se não for possível coloque um travesseiro na região do ombro do mesmo lado que a cabeça estará virada, essa conduta diminui a torção consequentemente diminui as lesões articulares.
Coloque em ação essas dicas e tenha uma ótima noite!
REFERÊNCIAS
CENTRO DO SONO. Disponível em:
http://centrodosono.com/home/index.php?option=com_content&view=article&id=86:diagnosticotratamento&catid=11:sono&Itemid=19.Acesso em: 14 de março de 2013.
INSTITUTO DO SONO. Disponível em:
http://www.sono.org.br/institutodosono/pesquisa/index.php. Acesso em: 13 de março de 2013.

No hay comentarios: