martes, 15 de febrero de 2011

Fatores de mau prognóstico no pé diabético: análise de uma consulta multidisciplinar de pé diabético


Fatores de mau prognóstico no pé diabético: análise de uma consulta multidisciplinar de pé diabético
 
 
São Paulo, 14 de Fevereiro de 2011
Introdução: A diabetes mellitus (DM) é responsável por 70% das amputações não traumáticas de membros inferiores.

Objetivos: Caracterizar a Consulta Multidisciplinar de Pé Diabético (CMPD) do Centro Hospitalar do Porto. Determinar fatores associados a amputação.

Material e Métodos: Estudo analítico e transversal. Amostra: utentes referenciados à CMPD em 2008. Sexo, idade, tipo de DM, terapêutica, tempo de DM, HbA1C, complicações micro e macrovasculares, amputação prévia, tipo de pé, lesão, localização, infecção e evolução. Dados processados em Microsoft Excel 2007® e SPSS 16.0®. Testes estatísticos: qui-quadrado e T de student.

Resultados: Avaliados 731 doentes: 53% do sexo masculino, idade média de 67,5 anos, 16 anos de evolução da DM, 90% com DM tipo 2, 74% não controlados e 45% com pé neuropático. A úlcera superficial foi a lesão mais frequente (45%) e o dorso dos dedos o local mais atingido (23%); 40% ficaram curados e 16% sofreram amputação. Significância estatística para: sexo masculino, maior tempo de DM, descontrole metabólico, complicações macrovasculares, pé neuroisquémico, infecção grave e úlcera profunda.

Conclusões: Registou-se menor taxa de amputação relativamente aos maiores estudos de referência. As associações encontradas são concordantes com estes últimos. O conhecimento dos fatores implicados num pior prognóstico permite uma intervenção mais precoce e eficaz.

Fatores de mau prognóstico no pé diabético: análise de uma consulta multidisciplinar de pé diabético - Revista Portuguesa de Diabetes; 2010; 5 (4): 148-153

No hay comentarios: