miércoles, 19 de enero de 2011

Efeito da manobra de Epley na qualidade de vida dos pacientes com vertigem posicional paroxística benigna

Efeito da manobra de Epley na qualidade de vida dos pacientes com vertigem posicional paroxística benigna
 
 
São Paulo, 17 de Janeiro de 2011
A vertigem produz impactos significativos na qualidade de vida (QV). É necessário mensurar os efeitos das terapêuticas antivertiginosas na QV.

Objetivo: Investigar o efeito da manobra de reposicionamento na qualidade de vida de pacientes com vertigem posicional paroxística benigna (VPPB).

Material e Métodos: Estudo retrospectivo, através da revisão dos prontuários de 21 pacientes com VPPB atendidos no serviço de Reabilitação Vestibular (RV) de uma clínica escola de Belo Horizonte atendidos em 2007-2008. Foram analisados os escores físicos, funcionais e emocionais, pré e pós-terapia de RV com realização de manobras de reposicionamento de Epley, por meio do questionário Dizziness Handicap Inventory (DHI), específico para avaliação da interferência da tontura na QV.

Resultados: O intervalo mediano entre as avaliações foi de 21 dias. O número médio de manobras foi 2,3±1,1. A aplicação do DHI mostrou um significante impacto da VPPB na QV dos pacientes em todas as dimensões da vida diária, com os seguintes escores médios pré e pós-terapia: físico (17,5/3,7), funcional (17,3/3,9), emocional (13,2/3,2) e total (48,1/10,9), respectivamente (p<0.001).

Conclusão: Na amostra estudada a manobra de Epley teve impacto positivo na QV, seja nas dimensões física, funcional e emocional do DHI dos pacientes com VPPB antes e depois do reposicionamento.
 
Palavras-chave: doenças vestibulares; qualidade de vida; reabilitação; vertigem.


Efeito da manobra de Epley na qualidade de vida dos pacientes com vertigem posicional paroxística benigna - Brazilian Journal of Otorhinolaryngology; (Impr.) [online]. 2010, vol.76, n.6, pp. 704-708

.

As resenhas são baseadas em artigos de periódicos nacionais e internacionais que contenham informações médicas com aplicabilidade prática
.

No hay comentarios: