sábado, 20 de noviembre de 2010

Análise microbiológica em secreção de seio maxilar nos pacientes com rinossinusite crônica

Análise microbiológica em secreção de seio maxilar nos pacientes com rinossinusite crônica

São Paulo, 16 de Novembro de 2010
Não existem dados definitivos e consistentes sobre a real distribuição dos microorganismos presentes em pacientes com Rinossinusite Crônica (RSC). A variabilidade dos resultados de estudos em RSC deve-se às diferentes técnicas utilizadas como método de coleta, variações nos métodos de cultura, uso prévio de antibiótico, dificuldade de se distinguir agentes colonizadores e patogênicos.
Forma de Estudo: Clínico-prospectivo.
Objetivo: Estudar a incidência dos microrganismos presentes nos pacientes com RSC na nossa região, através da cultura da secreção do seio maxilar, coletada sob visão endoscópica.
Materiais e Métodos: Estudo transversal em 62 pacientes com RSC, submetidos à coleta de secreção de seio maxilar por via endoscópica, com material enviado para cultura para diagnóstico microbiológico.
Resultados: Das 62 amostras estudadas, em 33 (53,2%) não houve crescimento de microrganismos; 29 (45,2%) apresentaram isolamento de aeróbios; um caso (1,6%) mostrou crescimento de fungo; não houve o isolamento de microrganismos anaeróbios. Pseudomonas aeruginosa foi isolada com maior frequência - em 8 amostras (27,6%), Staphylococcus aureus e Staphylococcus epidermidis em 4 amostras cada um (13,9%), Streptococcus pneumoniae em 3 amostras (10,4%), outros Gram-negativos em 17 amostras (31%).
Conclusão: Pseudomonas aeruginosa, outras bactérias Gram-negativas e Staphylococcus spp constituíram a microbiota predominante nos seios paranasais de pacientes com RSC.
Palavras-chave: microbiologia; sinusite.


Análise microbiológica em secreção de seio maxilar nos pacientes com rinossinusite crônica - Brazilian Journal of Otorhinolaryngology (Impresso); [online]. 2010, vol.76, n.5, pp. 548-551

No hay comentarios: